901 Norte

VERDADES SOBRE A 901 NORTE QUE PRECISAM SER DITAS

Temos ouvido argumentações falsas que tentam justificar hotéis com 15 andares na quadra 901 norte, ao lado do Colégio Militar de Brasília, como se fosse algo inevitável, necessário e urgente. Nesse novo post vamos esclarecer a verdade para a população de Brasília  sobre o que andam dizendo da 901 norte.

HÁ HOTÉIS NA QUADRA 901 SUL, ENTÃO NADA MAIS LÓGICO DO QUE HOTÉIS NA 901 NORTE

ERRADO. Metade da quadra 901 sul é ocupada pelo acesso do Parque da Cidade e a outra metade possui lotes com uso institucional, destinados a órgãos públicos e escolas.

O COMPLEXO HOTELEIRO BRASIL 21 FICA NA QUADRA 901 SUL

ERRADO. O Complexo Brasil 21 localiza-se na extremidade do Setor Hoteleiro Sul e não na 901 Sul. O lote equivalente ao Brasil 21 no Setor Hoteleiro Norte hoje está vazio e é disputado na justiça entre a UnB e uma construtora.

BRASÍLIA POSSUI DÉFICIT DE HOTÉIS

ERRADO. Não há estudos que comprovem que faltam hotéis em Brasília e as exigências da FIFA para Brasília se alteraram profundamente. A FIFA exigia que para uma abertura da Copa do Mundo a cidade possuísse um Estádio com um mínimo de 70 mil lugares e oferecesse 1/3 dessa capacidade em leitos de hotéis (cerca de 24 mil leitos).

Entretanto Brasília não terá mais a abertura nem o encerramento da Copa do Mundo de 2014. Assim, a capacidade exigida pela FIFA para o Estádio foi reduzida e, da mesma forma, a quantidade mínima de leitos de hotéis para a cidade também foi reduzida. Ainda assim o GDF não refaz os cálculos iniciais e continua trabalhando com um estádio superdimensionado e um excesso de leitos de hotéis.

Também é importante lembrar que, ao mesmo tempo que alega haver um déficit hoteleiro em Brasília, o GDF não toma providências para que hotéis na orla do lago e na área central da cidade sejam de fato para hospedagem temporária. Em vez disso permite-se que a maioria dos hotéis tornem-se residências com o denominação de “residencial com serviços”(serviços pay per use).

A QUADRA 901 NORTE É A ÚNICA SOLUÇÃO PARA O DÉFICIT DE HOTÉIS DE BRASÍLIA

ERRADO. Ainda que realmente houvesse um déficit de hotéis em Brasília, é importante lembrar que a FIFA aceita leitos existentes a até 150 quilômetros da cidade-sede (http://www.portaldacopa.gov.br/pt-br/noticia/cidades-sede-da-copa-do-mundo-tem-70-da-oferta-hoteleira-do-pais). Isso significa que até cidades de Goiás poderiam ser contabilizadas nos cálculos de leitos necessários para a Copa do Mundo.

Um suposto déficit de leitos de hospedagem temporária poderia facilmente ser solucionado em cidades próximas ao Plano Piloto como Guará, Taguatinga, Sobradinho, mediante um planejamento sério e estratégico do Governo do Distrito Federal, utilizando inclusive incentivos fiscais.

O GDF também ignorou diversas outras opções que solucionariam essa suposta falta de leitos de hotéis em Brasília, como aumento da altura dos pequenos hotéis de 3 pavimentos da W3, entre outros (veja aqui).

 O PROJETO DA 901 NORTE QUE O IPHAN VETOU EM 2011 NÃO É O DO PPCUB

ERRADO. Em outubro de 2011 o IPHAN indeferiu o projeto de parcelamento que criava hotéis de 55 metros de altura na quadra 901 norte por incompatibilidade com a Portaria 314/92, “pelo ferimento da harmonia que deve existir entre as escalas urbanísticas da capital” (veja aqui).

O projeto inserido nos artigos 103 e 104 do projeto de lei do PPCUB reduziu a altura dos hotéis de 55 metros para 45 metros, ou seja, cerca de 3 pavimentos a menos. Também incluiu usos comerciais e não permitiu apart-hotéis, somente hotéis.

Entretanto tais alterações não são suficientes para tornar o projeto hoteleiro da 901 Norte proposto pelo PPCUB compatível com a Portaria 314/92.

O projeto apresentado pelo PPCUB em 2012 continua alterando gravemente a escala da 901 norte em relação às volumetrias e usos previstos originalmente para todas as quadras 900 sul e norte. Dessa forma o indeferimento do IPHAN deve ser mantido.

Participe do abaixo-assinado e também diga não a hotéis de 15 pavimentos ao lado do Colégio Militar de Brasília

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N15792

.

6 pensamentos sobre “VERDADES SOBRE A 901 NORTE QUE PRECISAM SER DITAS

  1. Tenho acompanhado o trabalho de vocês por aqui e acho mesmo muito importante todo o acompanhamento do processo que tem sido feito – Brasília não pode cair no vazio da participação social na tomada de decisões que, em definitivo, mexem com todo o nosso ‘ecossistema urbano’.

  2. Prezado Zonda, desculpe-nos pela confusão com seu nome.
    Realmente a Unesco manteve o título, já sabíamos que perdê-lo seria algo improvável mas não impossível.
    Ainda assim, o que percebemos é que o GDF comemora esse fato como quem comemora seu time não ter caído para a segunda divisão, em lugar de lutar para ser campeão. Infelizmente nossa realidade é essa.
    O Relatório dos consultores da Unesco que visitaram a cidade traz um tom de forte crítica, solicita expressamente que o PPCUB seja paralisado, e que o projeto hoteleiro da 901 Norte é um erro que tem que ser evitado. São recomendações do Relatório que a Decisão Final do Comitê ratifica, estão subentendidas.
    Em breve publicaremos sobre isso.
    Obrigado pelo apoio e vamos continuar lutando por uma Brasília respeitada e a salvo da rapinagem da especulação imobiliária.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s