901 Norte/Panorama geral/PPCUB

AS NOVAS OBRIGAÇÕES DO GDF PARA A MANUTENÇÃO DO TÍTULO

Após a notícia de que a Unesco manteve o Título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido a Brasília, o Governo do Distrito Federal tomou a mídia celebrando essa decisão e adotando uma postura de que agora estava tudo bem, tudo estava resolvido.

Só que não é bem assim. Vamos recapitular a história toda e explicar quais são os novos compromissos que o GDF precisa assumir perante a comunidade internacional e o povo de Brasília.

Em março de 2012 Brasília recebeu a missão de consultores do Icomos a serviço da Unesco para avaliar as condições de preservação da cidade. Nessa ocasião foi avaliado o cumprimento das Recomendações da Missão que visitou a cidade em 2001 bem como novos problemas que afetam a preservação do conjunto urbanístico de Brasília.

Por volta de maio de 2012 essa Missão apresentou o seu Relatório Final com duras críticas à gestão da cidade e um total de 38 recomendações para que a cidade seja efetivamente preservada enquanto patrimônio mundial.

Esse Relatório foi apreciado pelo Comitê do Patrimônio Mundial em 27/7/2012 e a Decisão Final do Comitê foi no sentido de manutenção do Título de Patrimônio Mundial concedido a Brasília. Entretanto o Comitê ratificou as recomendações do Relatório Final da Missão e priorizou seis delas para cumprimento do Governo do DF, conforme destacamos a seguir:

“The World Heritage Committee,
1. Having examined Document WHC-12/36.COM/7B.Add,
2. Recalling Decision 35 COM 7B.121, adopted at its 35th session (UNESCO, 2011),
3. Takes note of the results of the 2012 reactive monitoring mission to the property, endorses its recommendations and request the State Party to implement them, with priority actions on the following aspects:”

Do exposto é fácil concluir que as 38 recomendações do Relatório da Missão Unesco 2012 tem que ser acatados pelo Governo do Distrito Federal, com especial destaque à paralisação imediata da aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbano de Brasília, o conhecido PPCUB.

No próximo post iremos mostrar quais são estas 38 recomendações feitas pelos consultores da Missão Unesco Icomos 2012.

730 pessoas já disseram NÃO aos hotéis de 15 andares ao lado do Colégio Militar de Brasília. Diga NÃO você também.

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N15792

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s