PPCUB

PPCUB – POR ORA, PREVALECE O BOM SENSO

Com o início do recesso da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a votação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) ficou para 2013.

O adiamento do PPCUB para 2013 foi uma grande conquista da população de Brasília que se preocupa com a preservação do patrimônio urbanístico, arquitetônico e paisagístico da cidade pois a semana do dia 10 a 13/12 foi de intensas pressões do GDF para que o PPCUB fosse votado e aprovado em regime de urgência urgentíssima pela CLDF. Seria a aprovação de um documento polêmico e amplamente criticado por Iphan, Unesco e movimentos sociais, destacando-se o Movimento Urbanistas por Brasília e o Movimento em Defesa de Brasília.

Apesar das pressões do governo e de alguns deputados de sua base de apoio, inclusive havendo informação de que os pareceres das comissões relatoras já estavam prontos na quinta-feira (13/12), prevaleceu o bom-senso e a cautela de parlamentares distritais que preferiram estender as discussões do PPCUB para o ano de 2013. Nesse sentido agradecemos especialmente o empenho de Arlete Sampaio, Luzia de Paula, Celina Leão, Eliana Pedrosa e Liliane Roriz que, independente de orientações político-partidárias, chamaram a si a responsabilidade de defender um Patrimônio Mundial e foram publicamente contra a aprovação do PPCUB ainda em 2012 como queria o GDF. Nesse sentido as referidas parlamentares se posicionaram de acordo com a solicitação da Presidência do IPHAN, que se manifestou diretamente à CLDF solicitando cautela na aprovação do documento.

Dessa forma, esperamos que o exemplo das parlamentares seja seguido pelos demais Deputados Distritais, demonstrando que possuem um compromisso com a preservação da cidade que esteja acima de projetos e pressões políticas. O PPCUB deve ser encarado como um documento técnico e sua aprovação só deve ocorrer se não restar dúvidas quanto a idoneidade e pertinência de suas propostas.

Que a totalidade dos integrantes da CLDF se conscientize de sua responsabilidade histórica na definição do futuro da Capital de República e Patrimônio Cultural da Humanidade por meio do PPCUB.

Anúncios

Um pensamento sobre “PPCUB – POR ORA, PREVALECE O BOM SENSO

  1. Pingback: SAI DA FRENTE QUE O PPCUB VEM AÍ! | Blog do Artur Benevides

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s