Estacionamento da Esplanada

CUIDADO COM O CANTO DA SEREIA!!

Estacionamento da Esplanada: não caiam no Canto da Sereia do Agnelo. 

 

(Texto original de Leiliane Rebouças em seu Blog Perturbando o Status Quo)

Ultimamente, o governo do Distrito Federal tem utilizado o recurso do “canto da sereia” para iludir os incautos, que na ânsia de comodidade imediata, não fazem reflexões aprofundadas sobre as verdadeiras intenções por trás dos projetos “fantásticos” de iniciativa do atual governador!

Enquanto todos os países desenvolvidos do mundo, especialmente na Europa, seguem a desestimular o uso de carros em suas cidades, Brasília segue no rumo contrário ao da sustentabilidade, estimulando cada vez mais o uso de veículos individuais que poluem o ar com emissão de gases,  e que inviabilizam a mobilidade na capital federal, já cheia de engarrafamentos!  E tudo isso, graças a irresponsabilidade governamental que aparentemente demonstra ter como único compromisso o enriquecimento das empresas da iniciativa privada, desde que isso lhe traga alguma vantagem eleitoral…

Sim, caros leitores, não se enganem! Alguém sempre lucra alguma coisa com as ações governamentais e esse alguém não é você ! Quer ver? Quem lucra com o péssimo transporte público de Brasília: os empresários ( oligopólio) que mantém a concessão há mais de 50 anos; os empresários de pneus e peças para os ônibus sucateados ; os empreiteiros que constroem novas vias e tapam os buracos dos asfaltos vagabundos que eles mesmos fizeram; o cartel de postos de combustíveis de Brasília; as concessionárias de veículos; os especuladores imobiliários inclusive a Terracap, pois, há relação direta entre novas vias urbanas e adensamentos populacionais; e os políticos que mantém esse sistema que financia o sistema eleitoral que os elegem! Aliás, nessa rede envolvendo: terra, obras, combustíveis, concessões públicas, construções sempre tem políticos envolvidos lucrando bastante…

Vamos então analisar o mais novo projeto “fantástico” do governo petista para Brasília? O estacionamento da Esplanada dos Ministérios! Uma maravilha para enriquecer diversos empresários, financiar campanhas, e te dar a impressão que você, classe média brasiliense, do funcionalismo público, será o grande beneficiado!  E não eles… lógico! é tudo para o SEU bem, e a SUA comodidade, a SUA segurança, e a segurança do SEU carro!

Em primeiro lugar, te pergunto: Qual a justificativa plausível para essa urgência do governo gastar inicialmente 800 milhões de Reais, exatamente a um ano do ano eleitoral, com estacionamentos em Brasília, ao custo de mais de 80 mil reais por cada vaga? Não seria mais urgente gastar valor semelhante em áreas prioritárias como Saúde, Educação e Segurança que estão deficientes e por isso, causam consequências nefastas para a população? ou até mesmo na reforma e restauração dos Monumentos de Brasília que estão decadentes ?

Em segundo lugar, te pergunto: Porque a Companhia Paulista de Desenvolvimento foi contratada sem licitação para fazer um projeto de estacionamento na Esplanada, se já existia o projeto do arquiteto Carlos Magalhães para o mesmo objetivo?

Em terceiro lugar, te pergunto: Porque esses projetos não estão sendo escolhidos por concurso, conforme recomenda o Instituto dos Arquitetos do Brasil?

Em quarto lugar, te pergunto: Você acha que os projetos que iniciam com 800 milhões de Reais, terminam com esse mesmo custo em Brasília? lembre do estádio superfaturado e dos supostos desvios de dinheiro público apontados pelo TCDF…

Em quinto lugar, te pergunto: Você acha mesmo, que vai usar esses estacionamentos de graça, depois de prontos? hahaha! Você quer mesmo, como contribuinte, que o governo use o seu imposto para fazer estacionamentos e shoppings para os amigos e parentes dos políticos donos de Multiparks e dos Shoppings  do país , explorarem? Você tem certeza que todos os servidores públicos da esplanada irão pagar para estacionar nesses estacionamentos, e os carros nunca mais ficarão estacionados onde der, com meios fios apinhados de carros?

Se a sociedade brasiliense não se opor de alguma forma a esse projeto mirabolante, estará dando um cheque em branco para o governo fazer qualquer coisa na nossa cidade! Sem falar que vão esburacar o centro de Brasília durante sei lá quanto tempo, enquanto o certo seria investir no transporte público para que os servidores deixassem seus carros em casa! Ou como propõe o amigo Cristiano, do Urbanistas por Brasília, em vez do governo deixar a esplanada sangrando por 3 anos para cavarem essa obra imensa, deveriam pensar em alternativas mais simples, como linhas de transporte subsidiadas ligando a esplanada a bolsões ociosos de estacionamentos como o Ginásio Nilson Nelson e o Mané Garrincha!

Termino esse post com a opinião de Maria Elisa Costa, que acompanhou muito de perto o trabalho e as ideias de seu pai, Lucio Costa:

“Mais uma preocupação em relação a Brasília. Será que a nossa capital sobrevive até às próximas eleições? Fiquei sabendo de uma proposta insensata para ocupação do subsolo da Esplanada. Que é preciso vagas para estacionamento, não é novidade, existe um projeto impecável de Carlos Magalhães e Fernando Andrade. Agora o GDF comparece no Congresso com um projeto de uma empresa de SP para fazer shopping, etc etc etc etc,em 4 pavmentos em subsolo + coisas construídas em cima do gramado !!!!!!!!!! Que cansaço!!!! IGNORÂNCIA TEM LIMITE, POR FAVOR!”  

( Maria Elisa Costa : https://www.facebook.com/mariaelisa.costa.73?ref=ts&fref=ts )

(http://blogdaleili.blogspot.com.br/2013/02/estacionamento-da-esplanada-nao-caiam.html)

Anúncios

5 pensamentos sobre “CUIDADO COM O CANTO DA SEREIA!!

  1. É impressionante como a insensatez e o descaso/desamor por Brasília parece não ter limites. 901norte, PPP do Lixo, Cingapura, e agora, como se não bastasse, “aparece” mais essa… O que está acontecendo gente???? Em vez desse governador (com g minúsculo mesmo, ele não merece um G maiúsculo) curar a estrutura da Saúde de Brasília (me lembro até hoje dos discursos eleitoreiros onde ele falava que era médico e isso colocava a Saúde Pública como seu alvo principal) parece que ele enlouqueceu!! Ele devia fazer como o Papa e sair fora, para o bem de todos!

    Querem saber? Sou a favor da dissolução de todos os bastiões da politicagem e da politicalha. Simplesmente não temos há várias eleições “representantes eleitos” – O que temos são grileiros e saqueadores do patrimômio público de Brasília.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s