Panorama geral

PARABÉNS PRA VOCÊ LUCIO COSTA!

lucio_costa_57

Como fazer um post sobre Lucio Costa, em um dia tão especial como o de seu nascimento? Com um pouco de história – necessária para lhe dar o crédito que por vezes lhe é negado – e com muita, muita paixão e admiração.

Há exatos 111 anos, em 27/02/1902, nascia na cidade de Toulon, na França, o arquiteto e urbanista Lucio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa – o nosso Lucio Costa. Ele estudou na Inglaterra e na Suíça, mas foi no Brasil que ele se formou Arquiteto, fez sua casa e construiu sua história.

Aqui ele viveu, casou, teve filhos, rompeu barreiras, fez parcerias, foi pioneiro do modernismo e, ciente de sua posição, compartilhou responsabilidades com os colegas sempre com muita humildade e discrição, não tomando somente para si o papel principal de sua marca na história. Esse tipo de atitude talvez seja a responsável pelo fato de creditarem a Oscar Niemeyer – seu aluno e parceiro – sua maior obra: o Plano Piloto de Brasília.

00a

Hoje iremos deixar um pouco de lado (só um pouco!) a indignação pelo que vem acontecendo em nossa cidade e no DF para celebrar a ousadia de Lucio Costa e agradecê-lo por sua linda Cidade-Parque símbolo de um novo país, tão preciosa e original que foi reconhecida pela Unesco como um evento mundial único, um Patrimônio Cultural de toda a Humanidade.

Queremos agradecer pelo prazer de acordar com o canto das aves e por poder sentar à sombra de uma árvore para tomar um sorvete antes de voltar para o trabalho caminhando pelas alamedas de uma Superquadra ou mesmo dirigindo por baixo dos túneis verdes às margens do asfalto. Por poder olhar um horizonte imenso e contemplar o céu das nuvens mais belas, o por do sol mais dourado e a maior lua cheia, vistos por toda a cidade em  seus coloridos e intensos 360 graus.

lucio-costa-g-20100416

Agradecer pelos grandes espaços verdes que nos lembram de que sozinhos somos um ponto na imensidão, mas unidos podemos derrubar presidentes, pressionar poderosos e mudar a história. Lucio Costa marcou a história do Brasil e do mundo ao se permitir  sonhar sobre uma prancheta e escrever um poema em forma de cidade. Sim, porque todo urbanista sonha ao projetar cidades e é exatamente por isso que essa tarefa pertence a eles – ou deveria pertencer.

image_previewNo caso de Brasília, uma geração nasceu e foi criada se orgulhando de ser fruto desse sonho e acreditando que é possível se ter qualidade de vida em uma cidade grande, na capital do país. É essa geração que hoje se espanta, se indigna e se pergunta: porque devemos trazer para cá o pior das grandes cidades se o nosso Lucio Costa nos deixou de herança uma qualidade de vida tão superior que conquistou tantos que aqui hoje vivem, e que adotaram Brasília como sua cidade do coração?!

Agradeço muito a Lucio Costa, o mais brasileiro dos franceses, pois foi a sua coragem de sonhar e realizar Brasília que tornou minhas memórias tão especiais. E se de onde você estiver puder nos ver, não lamente o que estão tentando fazer por aqui pois nós não desistimos fácil de lutar por essa cidade tão amada.

PARABÉNS LUCIO COSTA!

(por KSC)

6 pensamentos sobre “PARABÉNS PRA VOCÊ LUCIO COSTA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s