901 Norte/Manifesto/PPCUB

VÍDEO: ENTIDADES E SOCIEDADE DIZEM NÃO AO PPCUB

A sociedade civil se uniu a órgãos e entidades formadas por especialistas em arquitetura e urbanismo na Audiência Pública ocorrida dia 17/10/2013 e juntos marcaram posição contra a aprovação precipitada do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília – PPCUB, com a leitura de MANIFESTO dirigido ao Governo do Distrito Federal.

O PPCUB está propondo diversas alterações irreversíveis na área tombada com enorme potencial de dano às características de Brasília protegidas pela legislação de tombamento e que fazem da cidade um bem reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.

As alterações propostas no PPCUB não são claras para a população que sofrerá as consequências das intervenções propostas, não foram justificadas suficientemente e sequer foram comparadas com a situação atual para a inteira compreensão do que será feito com a cidade. Diversas decisões dispersas no intrincado texto do Projeto de Lei Complementar e nas 70 Planilhas de Parâmetros Urbanísticos e de Preservação (PURPs) trazem aumento de altura nas edificações, alterações de usos sem justificativas, permissão de criação de novos lotes onde até então havia proibição nesse sentido e diversas fragilizações na proteção da cidade.

Brasília pode sim ser aperfeiçoada, ajustes podem ser feitos em sua legislação urbana para que alcance a plenitude do projeto proposto por Lucio Costa, no entanto isso não pode servir de pretexto para dispositivos perigosamente vagos ou imprecisos, tampouco alterações deliberadas na configuração da cidade que colocarão em risco a sua concepção, a qualidade de vida e o delicado equilíbrio ambiental de Brasília.

Cabe ao GDF respeitar de fato a população e a opinião de especialistas e da comunidade acadêmica e não insistir na aprovação de um documento tão polêmico e ainda tão insipiente, apresentado para aprovação na CLDF em regime de urgência. A SOCIEDADE PEDE CAUTELA E BOM SENSO NO TRATO COM A SUA CIDADE.

A QUEM INTERESSA TANTA PRESSA ?

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s