Panorama geral

Estão metendo a mão em Brasília e (quase) ninguém percebeu

Com certeza o texto mais objetivo e acessível sobre o PPCUB! Parabéns ao pessoal do Quadrado.

quadrado

bsb

O problema se chama Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, conhecido como PPCUB. Esse é o nome do projeto de lei que o GDF mandou para a Câmara Legislativa e é alvo de muitas críticas do Ministério Público e de várias entidades ligadas à arquitetura e à preservação de Brasília. Graças a essas entidades, nós, que somos leigos, podemos entender o perigo por trás de tantos termos técnicos. E o caso é grave, bem grave.

Como o próprio nome da lei adianta, o objetivo é nobre: consolidar a legislação de preservação urbanística da cidade. É um texto técnico, que define a forma de ocupação da área tombada de Brasília (Plano Piloto, Sudoeste, Noroeste, Octogonal, Cruzeiro e Candangolândia). Nele, estão os usos permitidos ou proibidos de cada região (residências, comércio, indústria, etc.) e a forma dos prédios serem construídos (altura máxima, área de construção máxima, por aí vai).

O…

Ver o post original 1.089 mais palavras

Um pensamento sobre “Estão metendo a mão em Brasília e (quase) ninguém percebeu

  1. O entrecruzamento dos diferentes interesses sobre Brasília, seu valioso território, se apresenta de forma confusa, principalmente em nível institucional…de um lado aqueles que defendem o patrimônio como algo especial e intocável para o bem da comunidade…e do outro os que defendem a intocabilidade em favor de herdeiros notáveis, concordando inclusive com mudanças em normas de domínio público. O que esperar de um Secretário de Urbanismo que coloca faixas de propaganda política nas áreas públicas da cidade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s