Denúncia/Panorama geral/PPCUB/Reportagem

(Vídeo-entrevista) PPCUB: Agnelo não cumpriu com a sua palavra.

Do Blog Brasília por Chico Sant’Anna
Publicado em 06/03/2014

A vida parece retomar agora seu caminho normal, pelo menos nos próximos 99 dias, até que comece a Copa do Mundo. Até lá, o brasiliense vai acompanhar as articulações partidárias face às eleições de 2014, verá que do chamado “legado da Copa” muito pouca coisa restou de concreto.

Nada de expansão do metrô, nada de implantação do VLT. O BRT Gama-Plano Piloto terá entrado em funcionamento – na melhor das hipóteses – ainda de forma incompleta e sem dar vazão às necessidades de mobilidade urbana da Capital Federal, que a cada dia sofrerá com os engarrafamentos ainda mais severos.

Na Câmara Distrital, onde correm – melhor dizendo: onde se arrastam – processos de cassação de parlamentares, dois projetos de fortes impactos na organização urbana do Distrito Federal aguardam posicionamento dos distritais.

Nos referimos a Lei de Uso e Ocupação do Solo – LUOS e ao Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília – PPCUB. Sob o olhar de diversos urbanistas e especialistas,  esses dois projetos estão em pauta para atender tão somente os interesses da indústria imobiliária de Brasília.

O PPCUB mobilizou a socidade candanga que saiu às ruas pedindo sua reprovação. À época, pressionado, o governador Agnelo Queiroz, prometeu retirar do projeto meia dúzia de artigos considerados os mais graves, dentre eles o que prevê o loteamento do canteiro central do Eizo Monumental, no trecho que vai da Praça do Cruzeiro – onde foi celebrada a primeira missa de Brasília, até a rodoferroviária.

Queiroz não cumpriu sua palavra. O texto continua o mesmo, revela a arquiteta Vera Ramos, diretora de Patrimônio do Instituto dos Arquitetos de Brasília, convidada especial deste primeiro programa em vídeo do blog BRASÍLIA, POR CHICO SANT’ANNA.

Dividido em dois blocos de 15 minutos, o Brasília,por Chico Sant’Anna em vídeo optou pelo o que consideramos hoje o perigo mais latente à Capital Federal.

Acompanhe aqui a entrevista e mande seus comentários e sugestões de pauta para outras entrevistas.

PPCUB -PARTE 1

PPCUB -PARTE 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s