informativo/PPCUB

SOCIEDADE CIVIL RETIRA-SE DO GRUPO TÉCNICO DE REVISÃO DO PPCUB

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal, o Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal e a Universidade de Brasília manifestam o seu repúdio à forma açodada e desrespeitosa com que a SEDHAB/GDF vem encaminhando a aprovação do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília – PPCUB no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF – CONPLAN.Na qualidade de representantes da sociedade civil, integramos o Grupo Técnico de revisão do PPCUB, constituído em janeiro de 2014. Durante dois meses, participamos de inúmeras reuniões diárias e semanais. Esse período foi produtivo, porém insuficiente para a revisão integral da proposta e seus anexos. Foram revisados o texto do PLC 078/2013 e apenas duas das setenta e duas planilhas de parâmetros urbanísticos. Dessa revisão parcial, ainda restam diversos pontos polêmicos e de dissenso, além de estudos técnicos pendentes.A decisão de aprovar o PPCUB no CONPLAN, neste momento, interrompeu os trabalhos de revisão, surpreendendo a todos os representantes da sociedade civil no Grupo Técnico e, até mesmo, os conselheiros do CONPLAN, que sequer tiveram conhecimento prévio do conteúdo da matéria, tampouco um prazo exequível de análise.Os procedimentos adotados atropelam os trâmites e ritos legais previstos pela Lei Orgânica do Distrito Federal e pelo Estatuto da Cidade. Entendemos que o encaminhamento correto para a necessária revisão do PPCUB implica a retirada do PLC 078/13 da Câmara Legislativa do Distrito Federal e a reapresentação de um novo texto, e não de emendas como se pretende. O poder de emendar atribuído aos parlamentares não é suficiente para promover alterações mais profundas no projeto de lei, como precisam ser e como exige a sociedade.

Em vista do exposto, vimos a público comunicar a nossa saída do Grupo Técnico de revisão do PPCUB, por entendermos que essa situação representa um retrocesso e uma afronta ao Conjunto Urbanístico, Arquitetônico e Paisagístico de Brasília.

Thiago Teixeira de Andrade – representante do IAB-DF
Vera Ramos – representante do IHG-DF
Benny Schvarsberg – representante da UnB

fonte: http://www.iabdf.org.br/1/post/2014/03/representantes-da-sociedade-civil-retiram-se-dogrupotcnicode-reviso-do-ppcub.html

Anúncios

3 pensamentos sobre “SOCIEDADE CIVIL RETIRA-SE DO GRUPO TÉCNICO DE REVISÃO DO PPCUB

  1. Mais uma batalha à vista! Tantas quantas vierem, tantas quantas serão vencidas!! Brasília tem que ser cuidada, e se o desgovernador e seu desgoverno pressionam a camarilha distrital para fazer o torto, o errado e o injusto, não restará nada à sociedade se nós não tomarmos para nós a obrigação de fazer o correto, o certo e o justo.

  2. Esta carta foi remetida aos meios de comunicação? Quando querem passar o rodo sobre os interesses públicos alguém nos defende em algum joprnal ou revista que politicamente não se afina com o poder estabelecido. Façam muito barulho já que não somos respeitados como técnicos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s