Artigo/informativo/Panorama geral

E já se vão seis anos!

Foi em setembro de 2011 que tudo começou. Quase 140 Arquitetos e Urbanistas, grande parte oriunda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, se uniram devido a um grave precedente que poderia ameaçar a integridade do projeto urbanístico de Brasília: o projeto hoteleiro da 901 norte para a Copa do Mundo de futebol.

Com a intenção de ser uma mobilização eminentemente técnica e apartidária, o Urbanistas por Brasília – UpBsb – se estruturou rapidamente naquele momento em torno de um manifesto técnico encaminhado às autoridades nacionais e internacionais e provou que o engajamento social voluntário pode despertar o apoio da mídia e da população e alcançar excelentes resultados.

DSC01619redMas o grupo só serviu para isso? Foi o típico caso de “fogo de palha”? Após muito tempo sem novos posts, nesse artigo vamos fazer a nossa parte para ajudar a mudar esse tipo de opinião, em grande parte fruto de desinformação.

Nessa celebração de nossos seis anos compartilhamos com vocês um balanço do que construímos coletivamente em nossa caminhada.


20141005_correiobraziliense_revista.pngCANAIS DE COMUNICAÇÃO

A mobilização do UpBsb sempre ocorreu por meios eletrônicos e redes sociais, utilizando-se das ferramentas disponíveis que propiciassem transparência e rapidez e considerassem a escassez de recursos devido ao caráter voluntário do grupo.

Mail group
O início de tudo. Fórum de discussões e mobilização via e-mails com cerca de 145 membros utilizado em 2011. Atualmente desativado.

Site Urbanistas por Brasília
Canal inicial de divulgação pública de documentos e textos por meio do qual conseguimos expor para a sociedade os graves problemas do projeto hoteleiro da 901 norte. Atualmente substituído pelo blog.

Blog urbanistas.bsb.br

Mobilização Cine Drive-in

Cine Drive-in

Evolução do site, a partir de 2012 permitiu maior agilidade e interatividade nas comunicações com a mídia e a população interessada na preservação da qualidade de vida de Brasília. É o canal de publicação de artigos próprios e eventuais reproduções, para difusão no facebook e twitter. Até hoje foram 125 artigos publicados e 117 seguidores em diversos países, com pico anual de 54 mil visualizações.

Grupo (Facebook) Urbanistas por Brasília
O grupo do facebook substituiu o grupo de e-mails e é onde ocorrem as discussões mais técnicas sobre as questões relacionadas à cidade. Tem o formato de um fórum de discussões, onde os assuntos mais relevantes são levantados para a construção de posicionamentos do grupo. Atualmente conta com 200 participantes, em sua grande maioria arquitetos e urbanistas.

1471905_10200446001593073_1124296148_nFan page (Facebook) Urbanistas por Brasília
Ferramenta escolhida para alcançar a população de maneira mais efetiva, a página no facebook permitiu maior difusão dos artigos do blog e ampliou a interação externa do grupo. Por meio desse canal são divulgados artigos do blog, notícias e eventos relacionados com a preservação da cidade e a construção de uma cultura genuinamente brasiliense.

Twitter @UrbanistasBsb
O Urbanistas por Brasília expandiu seus canais de comunicações para o Twitter em 2012, difundindo as publicações feitas no facebook e ampliando a interação com a sociedade. Após quase 2.900 tweets, conta hoje com 495 seguidores.

531886_596179777060129_707579453_n

Eventos Cobogó

Canal YouTube @UrbanistasBsb

Canal criado para hospedar alguns vídeos produzidos para eventos específicos sobre Brasília, preservação e urbanismo.

Grupo Whatsapp
Não dava para escapar! O grupo do whatsapp complementa o grupo de discussões do facebook e é onde atualmente se dá a maioria das comunicações e decisões internas do UpBsb.


PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS

Desde 2015 o Urbanistas por Brasília foi convidado a participar de conselhos do Governo do Distrito Federal, na qualidade de representante de segmentos da sociedade civil. Trata-se de um trabalho, novamente, voluntário e que exige muito em termos de dedicação e disponibilidade para participação de reuniões, análise técnica e produção de documentos.

Conselho Consultivo de Preservação e Planejamento Territorial e Metropolitano do Distrito Federal – CCPPTM/DF

Conselho Gestor do Parque Ecológico Burle Marx – CGPEBM


IMG_9644MOBILIZAÇÕES

Todos que trabalham pelo grupo e nos apoiam fazem parte dessa história e das conquistas alcançadas. Não é fácil deixar a zona de conforto, abrir mão da vida pessoal e voluntariar-se em prol de uma causa maior, mas até mesmo críticas e ataques tornam-se menores quando lembramos de algumas das participações do grupo em momentos importantes para a cidade:

Projeto hoteleiro da 901 norte – uma luta intensa contra grandes interesses econômicos, em defesa do respeito ao projeto urbanístico de um patrimônio. A mobilização, até então isolada por não haver atingido a sociedade como um todo, iniciou-se com um manifesto, perdurou durante 2011 e 2012 e se transferiu ao PPCUB.

PPCUB 2012 e 2013 – outra grande mobilização da qual fizemos parte, tão desgastante quanto gratificante. Já com participação de diversas instituições e com grande repercussão na mídia, resultou no adiamento da aprovação do PPCUB.

Nãogapura – mobilização em conjunto com o IAB-DF e outras instituições contra o projeto Brasília 2060, desenvolvido pela Jurong Consultants, de Cingapura, e assinado pelo GDF no segundo semestre de 2012.

Preservação do Cine Drive-in – grande mobilização ocorrida ao final de 2013 junto à mídia, com organização de petição pública com mais de 19 mil assinaturas que afastou o risco de demolição do último Drive-in do país para obras questionáveis no autódromo para que recebesse a fórmula Indy.

Diversas dessas mobilizações também foram acompanhadas por petições públicas que podem ser acessadas aqui.


CRÍTICAS E POLÊMICAS

Importante lembrar de temas polêmicos que suscitaram discussões acaloradas na cidade. Em algumas delas o Urbanistas por Brasília optou pela postura de observador, mantendo neutralidade por diversas razões como não haver especialista no grupo sobre determinado tema, por não haver consenso interno ou mesmo pelo assunto não ter despertado participação suficiente para ser considerado “posição do Urbanistas por Brasília”.

Destaca-se nesse contexto a Lei do Silêncio e o Trevo de Triagem Norte. Infelizmente a opção de não nos lançarmos em defesa de posições sem que tivéssemos segurança sobre as discussões nos custou severas críticas, inclusive públicas, de quem até então considerávamos “parceiros institucionais”. Lamentamos, mas esse é o preço da cautela em nome da credibilidade.


IMG-20140925-WA0044bO Urbanistas por Brasília desenvolve um trabalho 100% voluntário, movido por extremo idealismo e muita convicção, resultando em tarefas que se acumulam a tantas outras que todos já têm em seu cotidiano. Contudo, esse é um trabalho necessário e agradecemos profundamente o apoio que temos obtido para levá-lo adiante. Vamos em frente!

Anúncios

Um pensamento sobre “E já se vão seis anos!

  1. Parabéns pelos 6 anos!! Que venham outros tantos!!

    Para mim é melhor uma postagem de tempos em tempos, mas consistente (como é o caso das postagens do Urbanistas Por Brasília – quando paro tudo e leio), do que um monte de postagens, sem nada a acrescentar, falando “água” (desses blogs e sites eu acabo deixando de seguir). De novo, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s