Quem somos

O Urbanistas por Brasília não se vincula a entidades ou organizações políticas. É uma iniciativa espontânea de Arquitetos e Urbanistas unidos em defesa do valioso patrimônio do Conjunto Urbanístico, Arquitetônico e Paisagístico de Brasília.

O grupo atua por meio da difusão de informações técnicas junto à população sobre temas sensíveis à cidade e busca promover uma gestão de Brasília mais responsável, respeitosa e condizente com a sua importância como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Defendemos a gestão da cidade de forma democrática, por meio de processos decisórios fundamentados, transparentes, isentos e com participação efetiva da sociedade civil.

Nos originamos a partir da união de mais de 140 Arquitetos Urbanistas que em 2011 se manifestaram contra o projeto hoteleiro proposto pela Terracap para a Quadra 901 Norte e continuaram a atuar em conjunto a entidades como IAB/DF, IHGDF, CCAS, entre outros, contra a aprovação precipitada do PPCUB e outros problemas da cidade.

Atualmente somos um fórum de discussões com cerca de 200 profissionais em contato pelas redes sociais discutindo a cidade e as formas de preservá-la, atuando por meio de ferramentas como esse blog, facebook, twitter, whatsapp e youtube.

Acompanhe pelo Facebook facebook.com/urbanistasporbrasilia

Acesse nosso blog urbanistas.bsb.br

Siga nosso Twitter @UrbanistasBsb

Curta e compartilhe nosso canal no You Tube @UrbanistasBsb

Fale conosco contato@urbanistasporbrasilia.com.br

9 pensamentos sobre “Quem somos

  1. Não sou Urbanista. Sou Cientista Político e pesquisador em Transportes. Deixo registrado meu apoio a esse movimento, que tenta deter a destruição do projeto de Brasília como uma cidade ambientalmente moderna e amigável. Primeiro foi a mudança dos gabaritos e destinações das áreas de Águas Claras; depois foram as mudanças nas áreas do setor de Clubes e Estádios, combinada com a demolição do Pelezão, permitindo a construção de condomínios verticais; em seguida, foram as mudanças de gabaritos no SIG, permitindo a construção de mais espigões. Sorrateiramente, mudaram todo o projeto do transporte público, suspendendo o as Linhas 2, 3 e 4 do metrô (Gama, Intersatélites e Sobradinho), que foram substituídas por corredores de ônibus; em paralelo, está se fazendo uma licitação para garantir mais 20 anos de concessão aos donos das três maiores empresas de ônibus do DF. Eis que chega-se agora com a mudança dentro do plano-piloto, para construir-se hotéis de 45 metros (10 / 12 andares) em uma área não-edificante. Se me permitem, vou reproduzir alguns de seus artigos no meu blog “Ambiente Transporte” (http://www.ambientetransporte.blogspot.com.br/) e na minha página do facebook (http://www.facebook.com/AmbienteETransporte?fref=ts). Cordiais Saudações, prof. Carlos Penna Brescianini.

    • Prezado Brescianini,
      Agradecemos as palavras de apoio e contamos com sua divulgação principalmente junto à população e comunidade acadêmica.
      A academia precisa tomar para si a responsabilidade de ser o fator crítico e atuante nessa situação de “leilão” à qual Brasília está sendo submetida.
      Pode ficar à vontade para divulgar nossos posts!
      Grande abraço

  2. Pingback: Niemeyer, Brasília e o PPCUB | Blog do Artur Benevides

  3. Caros Urbanistas por Brasilia. Parabens pela iniciativa e pela incansavel luta pela preservação da cidade. Sou professora na Escola Parque 308 sul e atuo com um projeto de educação patrimonial que todo ano tem cortes, demandas reprimidas e posso afirmar que conheço de pertinho esta dificuldade em convencer quem não tem vinculo com a cidade de que é necessario preservar…
    Maria da Gloria Bomfim Yung

    • Prezada Gloria,
      São pessoas como você que nos fazem acreditar que vale a pena enfrentar as dificuldades em prol da defesa da cidade e do DF!
      Convidamos você a ler nosso site no facebook e o do Movimento em Defesa de Brasília para se juntar a essa luta!
      Grande abraço

  4. Curioso como no “QUEM SOMOS” nao aparece sequer um unico nome de urbanista. Fiz Arquitetura e Urbanismo na UnB e nao conheco absolutamente nenhum colega que faca parte desse suposto “movimento urbanistas por Brasilia”. Quem SÂO afinal?

    • Olá João Vicente, tudo bem?
      Na nossa página do Facebook a história está bem detalhada. Nos reunimos em setembro de 2011 contra o projeto hoteleiro da 901 norte e assinamos um Manifesto com mais de 140 arquitetos da cidade, dentre eles diversos professores da UnB, UCB, Ceub entre outros. Montamos um grupo de emails e um grupo fechado no facebook, o site, o blog, o twitter e desde então divulgamos as informações às quais vc tem acesso. Como somos muitas pessoas nos identificamos como um grupo. Você deve conhecer muitos profissionais e seria muito bom ter vocês conosco nas discussões. Andamos observando alguns comentários seus no facebook e gostaríamos de saber se estamos te incomodando em alguma questão. Os canais de comunicação estão abertos. Grande abraço.

  5. Olá. Sou morador de um condomínio fechado aqui no DF e estamos em busca de urbanistas e arquitetos para um processo de seleção de um projeto urbanístico, paisagístico e de arquitetura para nosso condomínio. No entanto, tenho encontrado dificuldades em achar profissionais dispostos a apresentar uma proposta de orçamento. Já tentei contato com o CAU, que não me ajudou em nada, e com o Sindarq-DF, que foi ainda menos útil. Será que vocês podem me ajudar? Desde já agradeço.

    • Prezado Edilberto, na verdade é um tema delicado, pois a atuação profissional junto a um parcelamento deve se limitar a elaboração de um projeto para que seja avaliado e aprovado pela atual SEGETH, não significando que seja um projeto para ser implantado de forma clandestina. De toda forma vamos consultar os colegas do grupo para verificar se há interesse. Como podem entrar em contato com você?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s