PRESERVEM O CINE DRIVE-IN !

cine drive in bsbO Cine Drive-in de Brasília é o último em funcionamento no Brasil mas corre o risco de ser demolido.

O Cine Drive-in possui a maior tela de projeção cinematográfica e é o último do país. Além de uma opção de lazer para famílias, namorados, cadeirantes e cinéfilos, nesses 41 anos de existência se tornou parte da história da cidade. Contudo, não há garantia se a reforma do Autódromo de Brasília irá interferir ou não no Drive-in.

O Projeto de Lei 1.608/2013 (link salva documento seguro no computador) tramita na Câmara Legislativa para aprovação mas encontra-se parado. A Lei se aprovada irá tombar o Drive-in e o protegerá de eventuais interferências motivadas pelas obras do autódromo. Isso não implica em gasto público mas dá condições para que o empreendimento, que é privado, se desenvolva e se consolide, possibilitando inclusive se tornar um ponto turístico da cidade.

ASSINE AQUI

QUERO A PROTEÇÃO DO CINE DRIVE-IN DE BRASÍLIA

 

.

3 pensamentos sobre “PRESERVEM O CINE DRIVE-IN !

  1. Sou “meio” contra…
    Hoje em dia acho complicado exaltar e (preservar) o uso do automóvel…
    Tal preservação não é pra todos… nem todos em carro…
    Apesar de BSB ser o estado com maior qtd de carro per capita, e ser a cidade das CARROÇAS, o estado com maior qtd de Carroças per capita do Brasil…

  2. CCJ APROVA TOMBAMENTO DO CINE DRIVE-IN DE BRASÍLIA

    A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa aprovou na manhã desta terça-feira, 17/10, o Projeto de Lei nº 1.608/2013, de autoria da deputada distrital Luzia de Paula, que declara o Cine Drive-In de Brasília Patrimônio Cultural do Distrito Federal.

    O cinema que serviu de tema para o filme “O Último Cine Drive-in”, dirigido por Iberê Carvalho e estrelado por Othon Bastos e Breno Nina, e que foi premiado em diversos festivais dos quais participou, conta com um abaixo-assinado contendo aproximadamente 18 mil assinaturas pela sua preservação como espaço cultural.

    Além de fácil acesso, o Cine Drive-In possui área asfaltada capaz de acomodar aproximadamente 500 carros, e conta com torre de som para transmissão de áudio dos filmes em Frequência Modulada (FM), exclusivamente liberada pela ANATEL. A tela, mesmo antes do fechamento de outros espaços semelhantes, é a maior do Brasil, medindo 26X12 metros. Seu idealizador foi o engenheiro Ricardo Koury, que para projetá-la se inspirou no traçado urbanístico de Brasília.

    Segundo a deputada Luzia de Paula, o “Cine Drive-in pela sua história, longevidade e qualidade técnica merece a declaração de patrimônio cultural, sendo essa uma maneira de preservá-lo para as futuras gerações de brasilienses”.

    O projeto será agora submetido à apreciação do plenário da Câmara Legislativa, quando os demais deputados terão a oportunidade de votar pela sua aprovação e transformação em patrimônio cultural do povo do Distrito Federal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s